12 Estratégias de marketing para hotel que você precisa saber

Author : Vega I.T

Data : 05/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 10 minutos

Veja as 12 estratégias de marketing de hotéis para aumentar a conscientização e gerar reservas

O marketing hoteleiro é uma disciplina complexa e multifacetada, e é fácil usar tempo e recursos preciosos sem produzir resultados substanciais. Porém, para obter o melhor desempenho, os hotéis precisam adotar uma abordagem estratégica, combinando os fundamentos com novas formas criativas de atrair os viajantes de hoje.

Quer você opere um hotel independente, pousada, B&B, hostel ou aluguel de temporada, essas estratégias e ideias de marketing o ajudarão a atingir os objetivos principais do marketing de hospitalidade: construir reconhecimento de marca e gerar demanda.

Aqui estão 12 estratégias de marketing para hotel a seguir, confira!

1. Crie um plano de estratégias de marketing para hotel

Como diz o ditado, um objetivo sem um plano é apenas um desejo. Um plano de marketing anual é um primeiro passo crucial para garantir que suas atividades de marketing sejam focadas e orientadas para resultados.

Um plano de marketing deve conter os seguintes componentes:

  • Visão geral do mercado e as últimas tendências de hospitalidade

  • Objetivos de marketing, posicionamento da marca e cenário competitivo

  • Papéis e responsabilidades

  • Mercados-alvo

  • Objetivos, estratégias e métricas de desempenho por canal

  • Pacotes e promoções

  • Orçamento de marketing e calendário de atividades

  • Modelos de plano de marketing para hotéis

Os canais de marketing incluem o site do hotel e SEO, mídia paga, listagens de terceiros, mídia social, e-mail marketing, fidelidade de hóspedes, garantias, feiras e eventos, parcerias, relações públicas e gerenciamento de reputação online.

Sim, isso é muito! Mas você não precisa fazer tudo sozinho. E tenha em mente que um plano de marketing deve ser um documento fluido, com desempenho reportado mensalmente e estratégias ajustadas conforme necessário para otimizar os resultados. Certifique-se de manter-se informado sobre as últimas tendências de marketing também.

2. Identifique seus mercados-alvo

Em vez de tentar ser tudo para todas as pessoas, é muito mais eficiente identificar seus mercados-alvo e concentrar seus recursos em atraí-los.

Para identificar seu público-alvo, responda às seguintes perguntas:

  • Quem são seus convidados ideais?

  • Qual é o propósito da viagem?

  • Onde é que eles vivem?

  • Como eles ficam sabendo do seu imóvel?

  • Onde eles reservam?

Ao agrupar os hóspedes em segmentos de mercado, você pode personalizar as mensagens para cada grupo de seu público-alvo e encontrar outros viajantes que compartilhem características semelhantes.

Leia também:

Cinco razões para você implementar já uma pesquisa de satisfação no seu hotel

3. Direcione o tráfego do site com SEO

se você construir, eles virão? Talvez alguns o façam, mas para atrair o alto volume de visitantes que seu site precisa, você precisa ativar uma variedade de canais de marketing. Para tráfego orgânico (não pago), a principal prioridade é a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

SEO envolve a formatação do conteúdo do site com palavras-chave, títulos, descrições, tags e links para maximizar a visibilidade e a classificação nos mecanismos de pesquisa. SEO é melhor deixar para os profissionais, mas se você quiser tentar por conta própria, este guia de SEO para hotéis o ajudará a começar no caminho certo.

4. Aproveite o poder do marketing de conteúdo

Outra forma de atrair tráfego orgânico é o marketing de conteúdo. Para os hoteleiros, pode ser tão simples quanto postar informações em seu site ou blog que ajudem os viajantes a planejar sua viagem e aproveitar ao máximo suas experiências no destino. Use o Planejador de palavras-chave do Google para encontrar tópicos, perguntas e frases populares que os usuários estão pesquisando relacionadas ao seu destino. Depois, promova seu conteúdo por meio de mídias sociais e e-mail marketing.

5. Reivindique seu perfil comercial do Google

Além de sites de hotéis e OTAs, muito tráfego no Google é direcionado para os Perfis comerciais do Google (anteriormente chamado de Google Meu Negócio). As informações desses perfis também são exibidas nos resultados da Pesquisa Google, no Maps e nas listagens de hotéis.

6. Invista em marketing de busca e metabusca

Outra parte crítica do mix de marketing digital do hotel é a mídia paga ( SEM marketing ). Com um investimento modesto, você pode competir com OTAs e grandes marcas de hotéis para aparecer no topo dos resultados de pesquisa fazendo lances em palavras-chave altamente segmentadas por meio do Google Ads ou do Google Hotel Ads. O marketing de metabusca em plataformas como Tripadvisor, Kayak e Trivago pode ser especialmente eficaz para gerar reservas diretas.

7. Aproveite o poder do marketing de mídia social

Os viajantes adoram usar as mídias sociais para compartilhar experiências de viagem e descobrir novos destinos. Para os proprietários de hotéis, o Facebook e o Instagram são canais de baixo custo para se conectar com viajantes e envolver os hóspedes com imagens, vídeos, bobinas e histórias inspiradoras. Crie conteúdo que incentive o compartilhamento e use hashtags, concursos, ofertas especiais e anúncios pagos para ampliar seu alcance.

Por que aplicativos para hotéis são tão importantes?

8. Turbine as avaliações dos seus hóspedes

As avaliações online são o segredo do profissional de marketing de hotel para construir a confiança do viajante e aumentar as taxas de conversão. Se o seu hotel, pousada ou hostel não está gerenciando a reputação online no Google, Tripadvisor, OTAs e outros sites de viagens, você está perdendo uma rica fonte de conteúdo gerado pelo usuário e validação social.

Adote uma abordagem proativa enviando solicitações de feedback pós-estadia aos hóspedes, resolvendo problemas prontamente e designando membros da equipe de gerenciamento do hotel para responder às avaliações em até três dias.

9. Transforme seus convidados em embaixadores da marca

Hóspedes felizes podem ser uma poderosa força de vendas e marketing, mas às vezes eles precisam de um empurrãozinho para lembrá-los de dizer ao mundo como sua propriedade é fabulosa. Isso pode vir na forma de um e-mail pós-estadia solicitando uma avaliação on-line, um ponto de selfie na propriedade incentivando os hóspedes a postar fotos no Instagram usando sua hashtag de marca ou um pedido a um casal de noivos para um depoimento em seu site.

10. Construir parcerias com empresas locais

Somos mais fortes juntos. Ao construir parcerias com empresas com ideias semelhantes, você pode alavancar seu poder de marketing combinado. Isso pode envolver a colaboração com operadores de atividades locais para criar pacotes turísticos especiais ou negociar tarifas e descontos especiais para hóspedes com restaurantes, lojas, floriculturas e fornecedores de transporte próximos. Apoie os parceiros com um artigo em seu site e peça links recíprocos.

11. Lançar um programa de fidelidade para hóspedes que retornam

Os programas de fidelidade não são apenas para grandes empresas hoteleiras. Os hóspedes frequentes costumam ser os mais lucrativos para todos os tipos e tamanhos de propriedades.

Crie um programa de fidelidade simples e econômico para reconhecer seus hóspedes recorrentes com vantagens especiais, upgrades e comodidades. Um bom sistema de gerenciamento de propriedade ajudará a identificar hóspedes frequentes para que você possa colocar em prática um plano para sua equipe recebê-los de volta e priorizá-los para privilégios especiais.

12. Use um widget de chat do site ou chatbot

Os widgets de bate-papo do site estão literalmente aparecendo em todos os lugares on-line, e as pessoas estão crescendo para esperá-los como uma maneira conveniente de interagir com os hotéis.

Ah! Se você tiver um PMS como da Vega IT, é melhor ainda! Um widget de bate-papo pode ser uma ótima maneira de envolver os visitantes em seu site, responder suas perguntas e alimentá-los ao longo do processo de reserva para incentivá-los a fazer uma reserva direta.

Como você pode ver, existem várias estratégias de marketing hoteleiro que você pode usar para ganhar mais visibilidade, impulsionar sua marca e obter mais reservas. Veja o que você pode começar internamente e não tenha medo de contratar ajuda adicional para apoiar e desenvolver seus esforços. Os resultados de seus esforços de marketing hoteleiro devem crescer com o tempo.

Descubra como a Vega IT ajuda você a entregar os melhores resultados de suas estratégias de marketing.

Faça agora sua consulta gratuita!