O que é um Sistema de Gestão de Energia?

Author : Vega I.T

Data : 09/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 6 minutos

Procura uma solução para os seus custos de energia mais elevados? Ou procurando maneiras de operar os sistemas prediais do seu hotel com mais eficiência? Um sistema de gerenciamento de energia pode oferecer muito valor para hotéis de todas as formas e tamanhos - não apenas ajudando você a diminuir seus custos com serviços públicos, mas também gerando mais produtividade e maior satisfação dos hóspedes.

Os sistemas de gerenciamento de energia podem exigir um investimento inicial significativo.

Portanto, você deve aprender os prós e contras desse tipo de software antes de tomar uma decisão de compra.

Felizmente, você veio ao lugar certo.

Neste artigo da Vega IT, apresentaremos os conceitos básicos dos sistemas de gerenciamento de energia, os benefícios que seu hotel pode obter ao implementar um e os principais sistemas disponíveis no mercado hoje.

O que é um Sistema de Gestão de Energia?

Um sistema de gerenciamento de energia (SGE) é um software que permite controlar e monitorar suas concessionárias de energia elétrica e dispositivos que consomem eletricidade.

Por exemplo, um sistema de gerenciamento de energia pode controlar os sistemas HVAC do seu hotel que estão presentes em cada quarto. O SGE fornece informações sobre o uso de energia para que você possa reduzir seu consumo e custos de serviços públicos enquanto maximiza a funcionalidade e o conforto.

Um SGE geralmente envolve três componentes além da interface: sensores de medição que medem o uso de energia, um sistema de controle que transmite comandos da interface SGE e os dispositivos controlados reais, como unidades de ar condicionado, ventiladores ou luzes.

Um bom exemplo de um SGE muito básico é o termostato em sua casa.

O termostato tem uma interface onde você pode definir um cronograma de aquecimento ou resfriamento, um sensor que mede a temperatura na sala, um controlador que informa ao aquecedor para ligar ou desligar e o próprio elemento de aquecimento ou resfriamento.

Neste ponto, você pode estar se perguntando: qual é a diferença entre um sistema de gerenciamento de energia e um sistema de gerenciamento predial?

Embora ambos os sistemas funcionem com seus sistemas de serviços públicos, como iluminação e HVAC, um sistema de gerenciamento predial (também conhecido como sistema de automação predial) é projetado para automatizar processos, enquanto existe um sistema de gerenciamento de energia para ajudá-lo a controlar e monitorar esses sistemas.

Um sistema de gerenciamento de edifícios, por exemplo, pode automatizar a operação de seus elevadores para que eles retornem ao térreo se o alarme de incêndio disparar.

Benefícios de um sistema de gerenciamento de energia

O uso de um sistema de gerenciamento de energia pode trazer vários benefícios interessantes para o seu hotel, como consumo de energia reduzido, custos operacionais mais baixos e operações mais eficientes.

Esse sistema também pode desbloquear insights que você não conseguiria sem um sistema que monitore seu uso de energia em detalhes. Vamos mergulhar em cada benefício e como um sistema de gerenciamento de energia pode ajudá-lo a atingir suas metas operacionais.

Consumo de energia reduzido:

Simplificando, um sistema de gerenciamento de energia pode ajudá-lo a usar menos energia.

Uma vez que você pode monitorar seu uso de energia, você pode identificar áreas de oportunidade para desligar certos sistemas ou diminuir o uso em certas horas do dia. Usar menos energia significa que a pegada ambiental do seu hotel é menor, o que não apenas faz você se sentir bem, mas também pode ser um bom ponto para destacar em seus materiais de marketing, já que muitos hóspedes procuram opções sustentáveis quando viajam.

Custos operacionais reduzidos:

Como seu hotel usa menos energia, seus custos operacionais também diminuirão naturalmente.

Mas você não só economizará dinheiro em sua conta de gás ou eletricidade; quando seus sistemas estão funcionando com mais eficiência, eles incorrem em menos desgaste e você pode extrair uma vida útil mais longa de seu equipamento. Dessa forma, você gastará menos em custos de substituição e manutenção.

Facilidade de uso:

Certamente é possível operar seus sistemas prediais manualmente, mas essa não é a maneira mais eficiente de executá-los. Um sistema de gerenciamento de energia oferece uma interface central para controlar todos os seus sistemas.

Dessa forma, você não precisa pular do sistema de ar condicionado para o sistema de iluminação externa e para o sistema que controla os exaustores da cozinha. Você pode fazer tudo em um só lugar, o que torna as operações diárias mais rápidas e fáceis.

Poder analítico:

Um sistema de gerenciamento de energia adiciona um nível de transparência ao seu uso de energia que você não pode obter facilmente controlando seus sistemas individuais diretamente.

Hóspedes e funcionários mais felizes:

Mais importante ainda, você precisa manter um ambiente confortável para seus convidados e funcionários. Você não quer reduzir o consumo de energia se isso significar que você receberá críticas irritadas de hóspedes que estão superaquecendo quando você tenta economizar nos custos de ar condicionado durante o verão.

Em vez disso, você pode maximizar o conforto usando sistemas quando necessário e desativando-os ou desativando-os quando não forem necessários.

Como instalar um sistema de gerenciamento de energia em seu hotel

Antes de se comprometer com um sistema de gerenciamento de energia específico, você deve fazer sua devida diligência concluindo uma sessão de demonstração, conversando com um representante de suporte ao cliente e descrevendo o processo de implementação.

No mínimo, a implementação incluirá a instalação física de sensores e dispositivos em todo o hotel e treinamento no próprio software. Como você precisará acessar cada quarto durante a instalação, talvez seja necessário retirar os quartos fora de ordem por um curto período de tempo.

Para tirar o máximo proveito do seu sistema, certifique-se de definir claramente uma equipe que irá gerenciar o sistema (incluindo representantes de suas equipes de manutenção, atendimento ao cliente e liderança) e um conjunto de procedimentos operacionais padrão a serem seguidos.

Atribua a cada um desses membros da equipe tarefas específicas para que todos saibam pelo que são responsáveis. Após a instalação, certifique-se de verificar se o sistema está funcionando corretamente para evitar erros dispendiosos a longo prazo.

Em breve, você poderá ver suas contas de serviços públicos e seu impacto ambiental diminuir, e poderá desfrutar de pontuações de avaliação mais altas e hóspedes e funcionários mais felizes.

Gostou? Gostaria de comentar como você gerencia seu hotel em termos de energia?