Soluções de benchmarking para hotelaria

Author : Vega I.T

Data : 09/08/2022

Atualizado em: 12/08/2022

Tempo de leitura: 6 minutos

Se a sua marca de hotel contém hotéis de luxo cinco estrelas ou simples apartamentos com serviços, ter dados precisos e saber como aproveitá-los é fundamental para construir um plano de receita de hotel bem-sucedido.

Quando se trata de implementar uma estratégia de benchmarking hoteleiro, há várias questões a serem consideradas. Como defino meus compsets? Quais métricas devo analisar? Como devo proceder para interpretar os resultados?

Neste artigo, você pode ler 5 etapas a serem seguidas para estar pronto para implementar uma estratégia de benchmarking hoteleiro.

Ferramentas de comparação

Para ajudá-lo a navegar pelos dados disponíveis, você pode usar uma ferramenta de benchmarking. Elas podem fornecer algumas das informações mais úteis, pois permitem entender o desempenho do seu hotel e como ele se compara ao mercado e à concorrência.

Gere receita adicional dando aos hóspedes a opção de pagar por um check-in antecipado ou tardio.

4. Adicione quiosques de check-in no lobby do hotel

Post relacionado: Workspitality: hospedagem para trabalhar

Usando os aprendizados do benchmarking, você pode definir os pontos fortes da sua marca e identificar áreas de melhoria, fornecendo uma visão clara do seu posicionamento e como você pode se diferenciar da concorrência.

5 passos para dominar o básico do benchmarking de hotéis

Abaixo, você pode aprender como dominar o benchmarking de hotéis em 5 etapas.

1. Entenda quem são seus concorrentes

O primeiro passo no benchmarking é identificar quem realmente é sua concorrência. Os hoteleiros tendem a comparar seu desempenho com quem consideram seus concorrentes diretos: hotéis semelhantes no mesmo destino. Mas há outros cenários a considerar.

No complexo mundo da hospitalidade de hoje, é importante pensar além da ideia tradicional de um compset e incorporar uma visão mais dinâmica. Você pode aprender com outros hotéis semelhantes localizados em todo o mundo, levando a uma melhor compreensão do desempenho de sua propriedade.

Com essa abordagem, você pode mudar de uma mentalidade meramente competitiva para uma mentalidade de aprendizado, resultando em observações e conclusões consideravelmente mais ricas.

Mas como?

Por exemplo, você pode comparar seus resultados com propriedades localizadas em partes completamente diferentes do mundo, mas que recebem tipos semelhantes de viajantes e recebem um volume semelhante de reservas diretas. Essa comparação pode fornecer aprendizados adicionais e permitir que você identifique oportunidades que, de outra forma, teria perdido.

2. Saiba quais métricas comparar

É ótimo ter acesso a muitos dados de hotéis, mas você deve ter em mente que nem todos são relevantes para a estratégia do seu hotel. Você deve se concentrar nas métricas que podem afetar significativamente seus resultados e acompanhar como elas mudam ao longo do tempo.

Em termos de benchmarking, os hoteleiros normalmente se concentram na ocupação e ADR, mas muitos outros podem ser considerados. Uma área interessante para mergulhar e que nem sempre é levada em consideração é o desempenho direto do seu canal.

Post relacionado: Como a tecnologia pode ajudar a gestão do seu hotel

A comparação de métricas relevantes em cada etapa do processo de reserva online, como a conversão total do site ou a conversão do mecanismo de reserva, pode entender claramente onde você está indo bem e onde não está indo tão bem.

Além disso, analisar essas métricas de reservas diretas fornece uma visão muito mais completa, porque os resultados são baseados em 100% do tráfego do seu site, em vez de apenas 2-3% que acabam reservando.

3. Aprofunde seus dados competitivos

O céu é o limite ao analisar dados. Ao dividir os dados de benchmarking do seu hotel por localização do usuário, data de pesquisa ou até mesmo grupo de viagem, você pode obter uma compreensão mais profunda dos pontos fortes e fracos do seu hotel.

Precisa de um exemplo de por onde começar?

Usando sua ferramenta de benchmarking, considere filtrar a duração média da estadia para reservas diretas em seu hotel para um local específico do visitante: Nordeste.

Este filtro é útil para verificar quanto tempo seus hóspedes do Nordeste estão hospedados em seu hotel e compará-lo com seus conjuntos de dados. Esses tipos de insights granulares fornecem uma visão mais realista da situação de sua propriedade, permitindo que você identifique exatamente onde seus esforços e abordagem de marketing precisam ser ajustados para aumentar a receita.

4. Comparar resultados com períodos anteriores

O benchmarking é construído com base no princípio de comparação de desempenho. Os resultados podem ser comparados com períodos anteriores para que você possa avaliar o que funcionou e o que não funcionou e entender como isso aconteceu.

No entanto, nem sempre é ideal focar exclusivamente em dados históricos, principalmente nos tempos incertos de hoje. Hoje, é altamente recomendável observar também outros conjuntos de dados, por exemplo, comparando o desempenho deste mês com o do mês passado.

5. Agir com base em insights de benchmarking

Para colher os frutos do benchmarking, analisar dados competitivos não é suficiente. Você precisa agir nas áreas em que identificou que está tendo um desempenho insatisfatório, mas não deve limitar seu plano de ação.

Ajudaria se você também abordasse as áreas em que está tendo um desempenho superior para explorar ainda mais suas vantagens competitivas e apresentar novas ideias geradoras de receita. Como sempre, depois de fazer as alterações, é essencial ficar de olho nos resultados e em como eles evoluem.

Post relacionado: Como está a reputação online do seu hotel?

Estrutura de KPI: as 10 principais métricas de canal direto para comparar o desempenho do seu hotel

As reservas diretas são primordiais para que as marcas hoteleiras tenham sucesso hoje, mas a gestão de desempenho do canal muitas vezes é insuficiente. Ainda assim, o valor real vem de como sua marca se compara ao mercado para que você possa identificar oportunidades de crescimento.

A análise de dados pode ajudar você a entender melhor os resultados diretos do seu canal.

Ao investigar quem são seus concorrentes, saber quais métricas procurar e como compará-las com outras empresas, você pode começar a tomar ações para melhorar seus negócios e ficar à frente da concorrência.

Quer mais dicas para expandir seus negócios?

A Vega TI é uma plataforma de conhecimento para o setor de hospitalidade e viagens amplamente reconhecida.

Nossos profissionais trabalham com conhecimento e insights, estratégias e dicas práticas para lhe inspirar, otimizar receitas, inovar processos e melhorar a experiência do cliente.